24 de ago. de 2014

Perfil de Robertinho de Recife, criador do Yahoo



Robertinho de Recife é um guitarrista, compositor, produtor, multi-instrumentista e arranjador musical brasileiro nascido em Recife, capital de Pernambuco. Por vezes chamado de Robertinho do Recife, seu nome real é Carlos Roberto Cavalcanti de Albuquerque, considerado por muitos como um dos grandes guitarristas do Brasil, sua trajetória no universo da música popular consagra-o como profissional de múltiplos talentos e iniciativas.

Começou a tocar ainda menino, sendo logo apontado como guitarrista prodígio. Aos 12 anos, já considerado virtuose, apresentava-se tocando até com os pés. Ainda como aluno de seminário, estudou música sacra.

No final dos anos 60, acompanhou alguns ídolos da "jovem guarda", como Rosemary e Wanderley Cardoso. Tocou em bandas pop nos Estados Unidos e também em transatlânticos em cruzeiros pela costa brasileira, sendo solicitado em modalidades como o blues, o jazz e o country.

No período em que foi músico de estúdio, tocava estilos radicalmente diversos ao acompanhar artistas como Jane Duboc, Agnaldo Timóteo, The Fevers e Hermeto Pascoal. Outras modalidades que também tocou, incluem o heavy metal e a música infantil (destaque para "O Elefante" ao lado de Emilinha). Na ocasião do lançamento de seu disco Rapsódia Rock, em 1990, apresentava-se vestido de Mozart.

Em 26 de abril de 1985, Robertinho, juntamente com sua banda, o MetalMania, abriu um show para a banda norte-americana Quiet Riot em São Paulo. O mesmo ocorreu no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Em 1988, Robertinho fundou o grupo musical Yahoo, porém deixou a banda um ano e meio após sua fundação, em 1989. Robertinho de Recife teve o auge de sua carreira nos anos 70 e 80 e depois se dedicou a acompanhar artistas como Xuxa, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Raimundo Fagner.

Na atualidade, trabalha também como produtor musical em seu estúdio, o RR Studios, no Rio de Janeiro. Como guitarrista, Robertinho de Recife já participou em shows ou gravou com vários artistas internacionais, tais como: George Martin, Watchpocket, Stanley Clarke, Peter Tosh, Andy Summers (The Police), Deep Purple (quando este esteve no Brasil), Stewart Copeland (The Police), Quiet Riot (quando este esteve no Brasil), Steve Cropper, Miami Sound Machine, Phil Collen (Def Leppard), John Lee Hooker, Simon Kirke (Free), Bonnie Ratt, Arto Lindsay, Taj Mahal, Gilles Martin, Dr. John and the Night Tripper e Candy Shoes String.

Dentre os artistas nacionais com quem gravou destacam-se: Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Raimundo Fagner, Hermeto Pascoal, Sivuca, Elba Ramalho, Amelinha, Luis Melodia, Dominguinhos, Zeca Baleiro, Luís Caldas, Frank Solari, Moraes Moreira, Orlando Morais,Yahoo (no qual foi integrante-fundador), Xuxa, Martinho da Vila, Marisa Monte, Gal Costa, Tânia Alves, Pepeu Gomes, Wagner Tiso, José Augusto, Agnaldo Timóteo, Elymar Santos, entre outros.
----------------------------------------------------------------------
Fonte: Site Oficial de Robertinho de Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário