16 de set. de 2009

Vander Lee e sua Carreira


Vander Lee - Contra o Tempo


Nascido na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e cantando em barzinhos na década de 1980, Vander Lee só veio a lançar seu primeiro disco independente com seu nome (quando ainda se chamava Vanderli), em 1997, após a premiação no festival Canta Minas, no ano anterior. Deste disco, destacaram os sucessos "Contra o Tempo" e "Subindo a Ladeira" que foi regravada pela cantora Elza Soares no ano seguinte, após conhecer seu trabalho e o convidar para participar de seus shows em algumas cidades brasileiras. Ainda em 1998, o cantor foi incluido numa coletânea com diversos cantores mineiros, em comemoração aos 500 anos do Brasil.

A partir daí, a carreira de Vander Lee começava a fluir e, em 1999, lançou seu segundo disco No Balanço do Balaio, pela gravadora Kuarup e já adotando novo nome, emplacando os sucessos "Fogo" e "Românticos". A turnê deste disco iniciou em 2000, no Rio de Janeiro, sendo dirigido pelo compositor e produtor musical Sérgio Natureza (autor da música "Frisson" em parceria com Tunai) e contou com a participação especial do cantor Luiz Melodia que viria a ser convidado por Vander Lee para participar de outro espetáculo juntos, no projeto "Novo Canto", também dirigido por Sérgio.

Suas músicas começaram a fazer sucesso. Vários artistas da mpb passaram a gravar suas músicas como "Onde Deus Possa Me Ouvir" (Gal Costa e Leila Pinheiro), "Contra o Tempo" (Margareth Menezes e Rita Ribeiro) , entre outros. Com a temporada de shows feitos pelo cantor em Belo Horizonte, veio a gravar, em 2003, o disco Vander Lee Ao Vivo, pela gravadora Indie Records, contando com participação de Elza Soares. Neste mesmo ano também foi lançado o disco Ivânia Catarina.

O novo disco Naquele Verbo Agora, lançado em 2005 lhe rendeu indicação ao Prêmio Tim de Música nas categorias de "Melhor Disco" e "Melhor Cantor de Canção Popular". Neste novo trabalho, teve como destaque os sucessos "Iluminado", "A Voz", "Meu Jardim", entre outros.

No ano seguinte, mais um novo trabalho é lançado - Pensei Que Fosse o Céu ao vivo - em cd e dvd e que contou com a participação de Zeca Baleiro. Surge nova indicação para o Prêmio Tim de Música e o cantor fatura na categoria de "Melhor Disco de Canção Popular".

Neste ano, o cantor retorna com novo álbum - Faro - destacando três novos sucessos: "Eu e Ela", "Desejo de Flor" e "Ninguém Vai Tirar Você de Mim".


Nenhum comentário:

Postar um comentário