11 de abr. de 2010

Geraldo Azevedo, ontem e hoje


Geraldo Azevedo - Chorando e Cantando

Buscando novas parcerias para suas composições, Geraldo gravou novos discos no decorrer dos anos e conquistando nova legião de fãs pelo Brasil. O disco Bicho de 7 Cabeças, lançado em 1977, mostra um trabalho maduro do compositor ao cantar suas canções como "Bicho de 7 Cabeças II" e "Táxi Lunar", além das interpretações de outros artistas como Tom Jobim (em "Águas de Março") e Milton Nascimento (em "Paula e Bebeto").

Sofreu represálias durante o período da Ditadura Militar, mas nem por isso, abandonou sua carreira e continuou a gravou discos e sucessos que marcariam seu repertório. Em 1984, junta-se com os cantores Xangai, Vital Farias e Elomar para lançar um projeto musical ao vivo denominado Cantoria, onde apresentam sucessos dos quatro músicos e o melhor da música regional, gravado no Teatro Castro Alves, em Salvador-BA. Muito bem elogiado pelo público e pela crítica que logo viriam a lançar o segundo volume do Cantoria, em 1988.

Geraldo também chegou a compor para o especial infanto-juvenil "Sítio do Picapau Amarelo", para a TV Globo. Lança seu primeiro disco ao vivo em 1994 onde reúne grandes sucessos de sua carreira e, em 1996, une-se à cantora Elba Ramalho, Alceu Valença e Zé Ramalho para uma série de apresentações juntos, pelo Nordeste e pelo Brasil, e que viria a dar origem ao cd "O Grande Encontro". O sucesso desse show viria a lançar mais dois discos em continuação ao primeiro trabalho, mas sem a participação do cantor Alceu Valença.

Atualmente, Geraldo Azevedo comemora sua trajetória com o lançamento do cd/dvd Uma Geral do Azevedo, lançado no ano passado, reunindo grandes sucessos em um show de interpretação e improvisos ao lado de sua banda formada por excelentes músicos e de seus filhos que, também, seguiram carreira musical.


Nota do blog (atualização em 14/07/2012): Em abril de 2011, Geraldo Azevedo lançou seu cd e dvd intitulado Salve São Francisco, pela gravadora Biscoito Fino, contando com participações especiais de Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Djavan, Fernanda Takai e Alceu Valença, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário