14 de abr. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 59

Beto Dias - Sin Sabeba

O Kizomba é reconhecido como um ritmo africano de origem angolana, desenvolvido principalmente desde os fins dos anos 70 princípios dos anos 80. Os primeiros kizombas surgem com uma banda Angolana que na altura pertencia as forças armadas popular de libertação de Angola (FAPLA), os Fachos, liderados por Abel da samba. No entanto, os músicos que mais influenciaram o estilo, levando à consolidação do estilo, no inicio da década de 90, ao ponto de ficarem conhecidos como os pais do kizomba foram Paulo Flores, Ruca Van-Dúnem e Eduardo Paím.

No entanto, como nasceu num continente de efervescente historial de música, kizomba é o resultado da evolução: Gerações jovens, ao ouvir música tradicional como o semba (umbigada), sentiram que estava a faltar algo – um toque moderno e sensual. Adicionando um ritmo lento e extremamente sensual nasceu o kizomba.

A Kizomba é, portanto, uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre o par. Dançar kizomba é considerado como uma experiência única. Muito juntos ao pé um do outro, parceiros movem-se de uma maneira sensual, onde conduzir e ser conduzido encontra uma nova dimensão.

As letras têm muitas vezes como base o tema do eros e da paixão. Ao ouvir o ritmo sensual, cada um dos pares move-se de forma suave, não raro causando excitação sexual no parceiro devido aos movimentos bastante sugestivos. Essa excitação é tida como normal e apreciada como parte integrante da experiência musical proporcionada pelo ritmo único do Kizomba. Libertinoso, incita a folia.

Uma dança a dois, quente, suave, contagiante e sensual, que propicia uma verdadeira cumplicidade entre os corpos. Os vários cantores de Kizomba incitam com as suas letras e ritmos contagiantes um ritmo cada vez mais quente e apaixonado. Ideal para se conquistar uma rapariga pela dança. Nos últimos tempos, especialmente em Angola tornou-se popular uma evolução, por assim dizer da Kizomba. A Tarrachinha é uma dança ainda mais erógena e sensual onde se confundem os corpos, e o homem e a mulher numa sabedoria de passos caminham lado a lado e quase que colados.

Existem três estilos de passo no kizomba:
1. Passada — estilo clássico
2. Tarraxinha (ou tarrachinha)
3. Quadradrinha
4. Ventoinha

O estilo de dança é conhecido por ser muito sensual. É conhecido por ter um ritmo lento, insistente e um tanto quanto forte e ainda assim sensual. Incita e acede a chama de paixão no momento promovendo a troca livre de sensações físicas desmedidas.
--------------------------------------------------------
Extraído do site Wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário