17 de jun. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 35

O forró é uma forma reduzida do forrobodó (para alguns historiadores, inclui o termo "forrobodança") sendo um gênero tradicionalmente popular no Nordeste, dançado em par e tocado, como base, através de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

De um tipo de diversão essencialmente rural e dançado nos pés-de-serra, o forró urbanizou-se e se estendeu para os grandes centros, inclusive no sul do Brasil. Cidades como São Paulo oferecem um grande número de forrós, geralmente animados por músicos e cantores de renome. No Nordeste dança-se o forró o ano inteiro, mas a prática se intensifica durantes as festas juninas (Santo Antônio - 13.06 / São João - 24.06 / São Pedro - 29.06). Já em Campina Grande, na Paraíba, é a cidade em que se reúnem os maiores aficionados da dança em toda a região. Outras cidades como Caruaru-PE, Juazeiro do Norte-CE, Cruz das Almas-BA entre outras também realizam grandes festas neste período.

Por ser um gênero musical, o forró abrange vários ritmos musicais como o baião, a quadrilha, o xaxado, o xote, o arrasta-pé, entre outros que, originalmente, são tocados por um trio que mantém a tradição dos instrumentos musicais utilizados. O principal divulgador que ajudou a popularizar este gênero foi o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga. Outros grandes nomes do forró foram Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Marinês e Sua Gente, Dominguinhos e Genival Lacerda.

Desde a década de 1990, o forró passou a ser descaracterizado com a introdução de novos instrumentos e com um novo estilo criado no estado do Ceará, o que viria a ser conhecido como forró estilizado, cujo responsável por essa "modernização do forró" foi a banda Mastruz Com Leite. Em outros estados, várias bandas surgiram para trilhar pelo mesmo caminho como Limão Com Mel, Magníficus, Raio da Silibrina, Calcinha Preta, etc.

Por outro lado, contrários a esta nova vertente musical, também surgem outros artistas que buscam preservar a tradição do forró como Petrúcio Amorim, Flávio José, Alcymar Monteiro, entre outros. Mais tarde surgiria uma nova variante do gênero denominado forró universitário, iniciado pela banda Falamansa.

Na próxima semana estarei postando uma seleção com o melhor do forró nordestino, já em clima de São João e que finalizará esta seção neste semestre. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário