23 de dez. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 53

Jingle Bells

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

As canções natalinas são símbolos do Natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor, os valores cristãos. (...)

As cantigas de Natal são uma tradição antiga e bastante difundida entre os países cristãos tanto católicos quanto protestantes. As cantigas são ensinadas aos pequenos e cantadas em coros, igrejas e residências na época do Natal para comemorar o nascimento de Cristo e reforçar os valores cristãos.

As músicas natalinas cantadas por corais originaram-se Europa e, quando surgiram, eram consideradas pagãs. Costumavam ser cantadas durante as cerimônias do Solstício de Inverno (o dia mais curto do ano). As pessoas reunidas cantavam e dançavam em volta de círculos de pedra.

Aos poucos, as músicas da cerimônia, executadas no dia 22 de dezembro, foram substituídas por canções consideradas cristãs. A primeira canção natalina de que se tem registro data do ano 129. Um bispo romano teria dito que a música "Hino dos Anjos" deveria ser cantada durante o Natal.

As músicas de Natal atravessaram séculos, correndo o risco de desaparecer como as antigas tradições que a criaram.

"Jingle Bells" é uma das mais comuns e conhecidas canções natalinas do mundo. Foi escrita por James Lord Pierpont (1822–1893) e publicada como "One Horse Open Sleigh" em 16 de Setembro de 1857, sendo que, originalmente, não se tratava de uma canção natalina. A canção foi traduzida para muitos idiomas. No Brasil, ela recebeu versão em português de Evaldo Rui. João Dias a gravou em disco de 78rpm pela Odeon, em 4 de outubro de 1951, para o suplemento de dezembro daquele ano.

Portanto, diante dessas informações, é que desejo um Feliz Natal ao som de "Jingle Bells" a todos que passaram e passam por aqui, com muita paz e luz.
------------------------------------------------------------------------------
Fontes:
- http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm
- http://pt.wikipedia.org
- http://pessoas.hsw.uol.com.br/natal-eua15.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário