5 de mai. de 2010

Há 93 Anos nascia Dalva de Oliveira


Dalva de Oliveira - Ave Maria do Morro

A Estrela Dalva



Era o dia 5 de maio de 1917 quando uma estrela brilhou na cidade de Rio Claro, em São Paulo: nascia a Estrela Dalva. Deram-lhe o nome de Vicentina porque não sabiam que ali nascia uma estrela, a Estrela Dalva do universo de nossa música popular: DALVA DE OLIVEIRA.


Antes mesmo de ser essa estrela ela fez parte de um trio, denominado de Trio de Ouro, junto com a dupla Preto e Branco (Herivelto Martins e Nilo Chagas), cantando composições de Herivelto, como "Laurindo", "Ave Maria do Morro", entre outras. Foi em 1936 que eles conheceram a cantora Dalva de Oliveira no Cine Pátria, onde trabalhavam e a convidaram para fazer parte. O primeiro sucesso deste conjunto vocal foi a música "Ceci e Peri", em 1937.


A voz de Dalva dominou o Trio quando eles gravaram "Ave Maria do Morro" em 1942 e passou a fazer parte da Rádio Nacional. Parece que esse foi o começo do fim do Trio com Dalva, Herivelto e Nilo Chagas. Em 1950, Dalva e Herivelto oficializaram a separação de seu casamento do qual tiveram dois filhos: Pery Ribeiro e Ubiratan de Oliveira Martins.


E pouco depois, uma situação de desavenças chegou ao conhecimento do público e quando tudo parecia perdido, nasceu a verdadeira Estrela Dalva. Cantando sozinha, ela dominou um repertório que a levou ao auge do estrelato, enquanto as novas formações do Trio de Ouro não emplacavam.


Sua voz, fina, cristalina, bem colocada dominou como poucas a música da época. Compositores, como Marino Pinto e Ataufo Alves acreditavam na Estrela Dalva e enriqueceram seu repertório com verdadeiras jóias, que não eram mais "de ouro", mas continuavam brilhando. E vieram novos sucessos como "Tudo Acabado", "Calúnia", "Meu Rouxinol", "Estrela do Mar", entre outros.


Outros sucessos na voz da cantora marcaram o carnaval, como "Máscara Negra" e "Bandeira Branca", de grande êxito. Dalva faleceu vítima de câncer em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário