6 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 29

A História do Jazz - Parte V

Em meados da década de 1960, surgiu um movimento, tanto político quanto musical, de liberação das convenções e da "ordem estabelecida": o free jazz (jazz livre) ou new thing (coisa nova). Rompendo os critérios tradicionais, os novos transgressores criaramm uma música violenta, caótica, convulsiva, baseada na improvisação coletiva.

Os principais responsáveis por esse vendaval sonoro foram o pianista Cecil Taylor, o trompetista Don Cherry e os saxofonistas Albert Ayler, "Pharaoh" Sanders e Archie Shepp. John Coltrane também deu sua colaboração para o surgimento deste movimento.

No início da década de 1970, a onda free reflui. Miles Davis eletrifica seu trompete, lançando uma ponte entre o jazz e o rock. Em torno dele agrupam-se jovens músicos que depois seguiriam seus próprios caminhos: Herbie Hancock, John McLaughin, Tony Williams, Jack Dejohnette, Chick Corea e Keith Jarrett.

Ao mesmo tempo, chefiada pelo saxofonista Anthony Braxton, uma nova correte pesquisa algo "além do jazz", partindo para horizontes que o aproximam da música contemporânea européia. No final da década de 1970, delineia-se um importante movimento de retorno ao bebop.

Finalizando em 5 partes, a matéria referente à história do jazz, na próxima semana irei tratar da história do reggae. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário