19 de mai. de 2013

Elton John na década de 1980 e 1990

Elton John - Nikita

Chegando a década de 1980, Elton John continuou a gravar um disco por ano, mantendo seus discos no topo das vendas e com suas músicas emplacando nas paradas das rádios de todo o mundo como "Empty Garden (Hey Hey Johnny)" (do disco Jump Up!, de 1982, dedicada à John Lennon, assassinado dois anos antes), "Nikita" (do disco Ice On Fire, de 1985), "Sacrifice" (do disco Sleeping with the Past, de 1989), entre outras.

Em sua vida pessoal, Elton John casou-se com a engenheira de som Renate Blauel em 1984, tendo a união se dissolvido quatro anos depois. Em 1986, foi submetido a um procedimento cirúrgico nas cordas vocais em virtude do aparecimento de alguns nódulos, fato que veio a comprometer na sua voz, em razão das drogas que consumia desde a década de 1970.

A partir de 1990, Elton John diminuiu o ritmo das gravações, contudo, continuou a realizar vários shows. Logo depois veio a criar uma fundação voltada na ajuda dos pacientes com AIDS em 1992, continuando a manter-se envolvido em campanhas humanitárias. No mesmo ano lançou o disco The One, seu 23º disco de sua carreira gravado em Paris, na França. No ano seguinte lança o álbum Duets, cantando em parceria com vários artistas como Little Richard, George Michael, Paul Young, entre outros.

Em 1994, Elton John compôs com Tim Rice a trilha do filme O Rei Leão, dos estúdios de Walt Disney, que lhe rendeu um Oscar de melhor trilha sonora e um Grammy Award na categoria "Canção do Ano" pela canção "Can You Fell the Love Tonight"Em 1996, recebeu o título de Sir da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário