23 de mai. de 2013

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 132



A história do violoncelo começa no século 16, quando os músicos e compositores italianos queriam um intstrumento seqüêncial que poderia tocar as notas mais profundas. Ela evoluiu a partir do violino baixo e inspirou a criação do contrabaixo.

Como o violino e a viola, o violoncelo moderno surgiu gradualmente através dos séculos. Um instrumento moderno tem quatro cordas que são feitos de fio de arame, envolto em torno do intestino, ou mesmo de um material sintético, como nylon. O violoncelo fica acomodado entre os joelhos e repousa sobre um ‘pico’, ponto de varas no chão para parar o instrumento e não permitir que ele escorregue enquanto esta sendo tocado com um arco.

Cada uma das partes do violoncelo passou por muitas mudanças ao longo dos anos e, em alguns aspectos, eles ainda estão evoluindo, embora menos radicalmente do que no passado.

A primeira questão que deve ser resolvida no violoncelo foi a do ajuste de suas cordas. O instrumento moderno está sintonizado com C – G – D – A (a partir das duas oitavas abaixo C C médio no piano). Alguns violoncelos iniciais foram ajustados para F – C – G – D e alguns foram mesmo sintonizado com as mesmas alturas do violino, mas para baixo duas oitavas (G – D – A – E). Para maior escala, nos séculos 17 e início de 18, uma quinta corda foi adicionada e o instrumento foi ajustado para C – G – D – A – E.

É quase certo que pelo menos um, se não todos, os conjuntos individuais de Bach para violoncelo foram compostos por um instrumento deste tipo.

O tamanho do violoncelo que você vê hoje foi padronizado por Antonio Stradivari.
------------------------------------------------------
Fonte: Todos Instrumentos Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário