9 de out. de 2011

A carreira de Danilo Caymmi

Danilo Caymmi - Esse Amor

O cantor, compositor e flautista carioca Danilo Caymmi despertou interesse na música, não só pela veia musical de sua família, mas contando com incentivo de seu irmão Dori. Passou a estudar flauta e violão, além do curso de teoria musical. Logo depois veio a cursar Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, vindo a abandonar perto do fim.

Sua estréia profissional se deu participando no disco Caymmi Visita Tom, de 1964, como flautista. Começou a compor em 1967 em parceria com Edmundo Souto com sua canção "De Brincadeira", gravada pelo cantor Mário Castro Neves. Danilo passa a conhecer novos amigos como Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Toninho Horta, Paulinho Tapajós, entre outros, tornando-se parceiros musicais e amigos, participando de vários discos juntos.

Mesmo participando de várias bandas e gravações de discos, Danilo só veio a gravar seu primeiro disco autoral em 1977 com Cheiro Verde, lançado no exterior. A convite de Tom Jobim, Danilo entra na Banda Nova em 1983.

Em 1992, grava seu disco Danilo Caymmi que se destaca nacionalmente com as músicas "O Bem e o Mal" e "Esse Amor", incluídas na minissérie Riacho Doce e na novela Pedra Sobre Pedra, respectivamente, da TV Globo. No mesmo ano, viaja com o pai Dorival e os irmãos Nana e Dori para a Suíça, onde grava o cd Família Caymmi em Montreaux.

Danilo Caymmi continuou a gravar novos discos e realizando diversas turnês pelo Brasil e exterior. Em 2004, junta-se novamente com Nana e Dori para comemorar os 90 anos do pai Dorival Caymmi na gravação de um cd ao vivo no Canecão. Seu último trabalho foi lançado em 2009 com Danilo Caymmi e Amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário