Bellini - Abertura de Norma
"Norma" é uma tragédia lírica composta em dois atos, com música de Bellini e libreto de Felice Romano, que passa na região de Gáulia durante a invasão do Império Romano, cerca de 50 anos antes da chegada de Cristo, narrando a história de amor entre a sacerdotisa druida Norma com o oficial romano Polione. No meio deles, encontra-se a Virgem do Templo Druida e sacerdotisa Adalgisa, por quem Polione se apaixonara e que pretendia levá-la para Roma.
Considerada uma das grandes peças musicais de Vicenzo Bellini, "Norma" foi inspirada na tragédia de cinco atos chamada "L'Infanticide", escrita pelo poeta e dramaturgo francês Alexandre Soumet (1788-1845), cujas obras ilustravam a prudência com que os escritores da primeira geração romântica se libertavam da rigidez clássica.
Esta ópera teve sua estréia no Teatro Alla Scala de Milão no dia 26 de dezembro de 1831, sem muita repercussão, para decepção de Bellini. Com o tempo, foi ganhando notoriedade e se tornou um dos grandes clássicos da música erudita. Dentro do elenco, o papel principal de Norma é dado a uma soprano. Completam a formação dos personagens da ópera musical: Adalgisa (contralto), Polione (tenor), Oroveso (baixo), Clotilde (mezzosoprano) e Flávio (tenor).
O compositor italiano Vicenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini nasceu em Catânia, na região da Sicília no ano de 1801, e é considerado um dos maiores e célebres compositores de ópera do século XIX, sendo essencialmente melodista, cuja linha musical viria a influenciar a música de Chopin. Foi um garoto prodígio e também chegou a compor músicas sacras, de câmara e sinfônica. Morreu em Puteaux, na França, em 1835.
Nenhum comentário:
Postar um comentário