3 de set. de 2014

Curiosidades sobre The Rolling Stones


The Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction

Não adianta querer evitar. Para falar dos Rolling Stones, esbarramos sempre numa definição absoluta, quase totalitária como "o maior grupo do mundo em atividade". Nenhum outro grupo chegou a ser tão representativo de uma época durante tanto tempo.

Quando surgiram na Inglaterra em 1962, o mundo via os Rolling Stones como os meninos "malvados" em contraposição aos "bonzinhos" Beatles. E essa imagem levam até hoje, apesar da meia-idade. Os ex-estudantes de classe média britânica uniam na música temas como sexo, violência, amor, poder em suas composições, a exemplo de "Street Fighting Man", "(I Can't Get No) Satisfaction", "Lady Jane", "Sympathy For the Devil", entre outras.

Ao contrário da maioria das estrelas do rock, os Stones não posaram para a galera. Sempre estiveram um passo à frente dos movimentos de contracultura, pelo menos, até o início da década de 1970, mesmo arrumando encrencas dentro e fora dos palcos. O vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards chegaram a ser presos em junho de 1967 por porte de drogas, caso que gerou um processo de repercussões internacionais. Até o guitarrista Brian Jones chegou a ser internado num hospital em dezembro do mesmo ano e, quase dois anos depois, deixou o grupo e foi encontrado morto três semanas depois, no fundo da piscina de sua casa.

Depois dos episódios, Jagger leu poemas do poeta romântico Percy Shelley no Hyde Park, em Londres, diante de uma multidão de 40 mil pessoas que lamentaram a perda do guitarrista. Quatro dias depois, a banda voltou a ser destaque nas paradas de sucesso com o single "Honky Tonk Women" e realizou um show em Altamont na Califórnia, nos Estados Unidos.

Mais de 50 anos de carreira, a banda ainda teve baixas de Mick Taylor (guitarra) e Bill Wyman (baixo) e, atualmente conta com Mick Jagger (vocais), Keith Richards (guitarra e baixo), Charlie Watts (bateria) e Ron Wood (guitarra e back vocal) na formação. São quase 30 álbuns gravados em estúdio e gravaram mais de 100 singles. Prova de que os Rolling Stones ainda são a maior banda de rock de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário