4 de set. de 2014

MPB Instrumental: Baden Powell


Baden Powell - Berimbau

O violonista e compositor Baden Powell de Aquino nasceu em 6 de agosto de 1937, em Varre-Sai, distrito de Itaperuna, no Rio de Janeiro, filho do sapateiro e músico amador Lilo de Aquino e de Adelina de Aquino. Caçula, teve dois irmãos: Jackson, que morreu ainda bebê, e Vera. Seu nome foi uma homenagem ao britânico Robert Stephenson Smyth Baden Powell, fundador do escotismo.

Aos três anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a infância nos bairros da zona norte carioca Vila Isabel e São Cristóvão. Começou cedo na música, brincando com o violino do pai e depois com o violão que ganhou de presente. Apesar de canhoto, ele tocava o instrumento como se fosse destro.

O primeiro professor de violão de Baden foi Meira (Jayme Florence), com quem começou os estudos aos oito anos de idade. Teve influências de Garoto e Dilermando Reis e, por volta dos 12 anos, entrou para a Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Aos nove anos, recebeu o prêmio de Melhor Violão Solo no programa "Papel Carbono", da Rádio Nacional. Apresentou-se em outros programas, como o "Calouros do Ary", apresentado por Ary Barroso.

Foi apresentado por Meira a músicos famosos, como Pixinguinha. Também participou do show "Arraia Miúda", organizado por Renato Murce no teatro João Caetano, que reuniu nomes como Claudette Soares e Alaíde Costa. Também estudou com Moacir Santos.

Em março de 1963, casou-se com Heloísa Setta, tendo como padrinho de casamento o poeta, parceiro de composições e amigo Vinícius de Moraes. No fim de 1965, separou-se de Heloísa e começou a namorar Tereza Drummond, com quem viveu até 1969. Em 1970, conheceu Márcia Siqueira Toledo, que na época tinha apenas 16 anos, e decidiu viver com ela. Em 1975, casou-se com Sílvia Eugênia, e teve com ela dois filhos: o pianista Philippe Baden Powell e o violonista Louis Marcel Powell.

Nos anos 80, viveu na França e na Alemanha. No fim dos anos 90, separou-se de Silvia e passou a viver com Elizabeth Amorim do Carmo. Powell, que era dependente químico do álcool, converteu-se ao Centro Evangélico Unido. Ele morreu em 26 de setembro de 2000, na clínica Sorocaba, em Botafogo, na zona sul do Rio, onde estava internado.
-------------------------------------------------------------------
Fonte: Coleção Folha: 50 Anos de Bossa Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário