13 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 30


O Reggae

Ritmo popular jamaicano nascido no fim da década de 1960, proveniente da fusão do ska e do calipso de Trinidad com o blues e o rock'n roll norte-americano, caracterizado por um compasso binário, sincopado, com deslocamento do tempo forte.

O historiador do reggae Steve Barrow credita a Clancy Eccles a alteração do termo "streggae" ("mulher fácil"), do patois jamaicano, para "reggae". Já o cantor e compositor Bob Marley, um dos grandes ícones do estilo musical, alega que o "reggae" vem do termo espanhol que se refere à "música do rei", pois os comentários em "To the King", uma compilação de música gospel reggae cristã, sugere que o termo viria do latim regi: "para o rei".

Original da década de 1960, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 1970. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 1970 e 1980. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura rastafariana, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.

Uma das características que podem caracterizar o reggae é a crítica social, como por exemplo cantar a desigualdade, o preconceito, a fome e muitos outros problemas sociais.

Próxima semana falarei do bolero. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário