Toquinho e Vinícius - As Cores de Abril
De descendência italiana, Antonio Pecci Filho recebeu o apelido Toquinho da mãe na infância e adotou artisticamente quando viu que a música seria sua devoção a partir do momento que ouvia os discos de Luiz Gonzaga, João Gilberto, Orlando Silva, entre outros que seu pai comprava. Decidiu aprender a tocar violão e teve aulas com o músico Paulinho Nogueira nas horas de folga em seus estudos.
A partir da década de 1960 é que inicia sua carreira musical. Toquinho se apresentou na televisão pela primeira vez no programa Hully-Bossa, da TV Record, ainda como artista amador, cantando a música "Consolação", de Vinícius de Moraes e Baden Powell. No mesmo programa, conheceu outros colegas que iriam brilhar nos anos seguintes nos grandes festivais de música nacional e internacional como Chico Buarque, Elis Regina, Marcos Valle, entre outros. Com Chico, compõe sua primeira canção: "Lua Cheia", em 1963. No ano seguinte, lança seu primeiro disco A Bossa de Toquinho como solista de violão e, somente em 1968, grava o disco Na Boca da Noite, agora como cantor, ao lado de Paulo Vanzolini.
Em 1969, numa viagem à Itália com Chico Buarque, Toquinho foi convidado para participar da gravação de um disco em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes: A Vida, Amigo, É a Arte do Encontro. Nasce uma das grandes parcerias da música popular brasileira quando Vinícius fica impressionado com o violão de Toquinho e o chama para trabalhar juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário