4 de nov. de 2012

Dorival Caymmi e o início da carreira

Dorival Caymmi - O Que É Que a Baiana Tem?

Compositor, cantor e violonista nascido em Salvador, Bahia, no dia 30 de abril de 1914, Dorival Caymmi era filho de pai descendente italiano e funcionário público e de mãe descendente de portugueses e africanos. Foi seu bisavô quem trouxe sua família para a Bahia, na época em que veio trabalhar no reparo do Elevador Lacerda em Salvador. Durante a infância, apresentava-se em coral de igreja e chega a interromper seus estudos no 1º ano ginasial para trabalhar como auxiliar de escritório e, mais tarde, como caixeiro-viajante. Aprendeu a tocar violão sozinho, com estilo próprio e compondo suas primeiras canções como "No Sertão" (1930).

Estreou como compositor profissional aos 19 anos de idade, assinando toadas e marchinhas, além de realizar algumas apresentações em rádios, chegando a fazer sua estréia no programa Caymmi e Suas Canções Praieiras, na Rádio Clube da Bahia, além de vencer um concurso de músicas de carnaval. Entre 1937 e 1938, prepara-se para viajar ao Rio de Janeiro em um ita (espécie de navio que fazia a rota norte-sul no país), buscando conquistar seus maiores êxitos.

Além de grande melodista, é letrista inspirado, apresentando linguagem simples e direta. Suas composições falam sobre o mar e os pescadores. Notável intérprete de suas próprias canções, apresenta-se sempre acompanhado do violão, vindo a consagrar-se como autor de sambas e canções cheias de lirismo e sentimento. 

No meio disso, chegou realizar alguns trabalhos como jornalista até ser apresentado ao diretor da Rádio Tupi, onde abriu suas portas para a carreira na capital carioca. É a partir daí que surge seu primeiro grande sucesso nacional, ao interpretar sua música "O Que É Que a Baiana Tem?", de 1938, vindo a ser regravada pela cantora portuguesa Carmen Miranda no filme Banana da Terra, em início de carreira, que levou a obra de Caymmi para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário