4 de nov. de 2012

O auge da carreira de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi - Nem Eu


Em 1940, Dorival Caymmi casa-se com Adelaide Tostes, conhecida artisticamente como a cantora Stella Maris, que conheceu na Rádio Nacional no ano anterior e com quem terá três filhos - Dinair Tostes Caymmi (Nana Caymmi), Dorival Tostes Caymmi (Dori Caymmi) e Danilo Cândido Tostes Caymmi (Danilo Caymmi) - que também seguirão carreira musical. Ganhou importantes honrarias pelo seu trabalho, recebendo a Comenda da Ordem do Mérito, na Bahia, e a Comenda da Ordem do Rio Branco, em Brasília-DF.

Durante as décadas de 1940 e 1950, compõe grandes sucessos que também foram regravados por outros cantores da mpb como "O Samba da Minha Terra", "Rosa Morena", "Marina", "João Valentão", "Nem Eu", "Maracangalha", entre outros. Compôs a música "Você Já Foi À Bahia" que entrou para o filme homônimo de Walt Disney, lançado em 1944. Porém, apesar de ter composto várias canções, seu primeiro LP somente saiu em 1954 intitulado Canções Praieiras, trazendo clássicos como "O Mar", "É Doce Morrer no Mar" e "Saudade de Itapoã". Em 1958, grava o disco Ary Caymmi / Dorival Barroso: Um Interpreta o Outro, com a participação de Ary Barroso.

Já na década de 1960, o nome de Caymmi foi lembrado pelo movimento da bossa nova ao ser regravado por João Gilberto. E em 1967, contou com a participação especial do poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes para gravar o disco Vinícius e Caymmi no Zum Zum em 1967. Em 1972, compõe um de seus grandes sucessos "Oração de Mãe Menininha", dedicada à Mãe Menininha do Gantois e que saiu em seu disco lançado no mesmo ano.

Em 1975, a convite do produtor musical Guto Graça Mello, Dorival Caymmi compôs "Modinha Para Gabriela" que fez grande sucesso na voz de Gal Costa, que foi tema de abertura da novela Gabriela, de Walter George Durst, baseada no romance de Jorge Amado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário