8 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 117

História da Rádio Tupi de São Paulo


Inaugurada por Assis Chateaubriand em 1937, a partir da aquisição da S/A Rádio Tupan, a Rádio Tupi paulistana marcou por seu pioneirismo. Na década de 1940, colocou no ar o "Grande Jornal Falado Tupi", primeiro noticiário da história do rádio; em 1950, esteve intimamente ligada à inauguração da televisão: seus estúdios, artistas e o próprio nome foram utilizados pela PRF-3 TV Tupi, que transportou formatos radiofônicos de sucesso para a mídia recém-nascida.

Na época, seus estúdios eram localizados no bairro do Sumaré, num espaço que recebeu o nome de "Cidade do Rádio". O complexo, de onde também transmitia a Rádio Difusora AM (960 kHz), era tão grande que pôde abrigar sem dificuldades a TV Tupi durante todo o período em que esteve no ar.

Operando em 1040 kHz, a Super Rádio Tupi foi uma das emissoras de maior audiência entre os anos de 1960 e 1980. Na década de 1970, tinha a mais famosa equipe esportiva do rádio, a "Equipe 1040", liderada por Milton Camargo, e transmitia o programa do líder de audiência Eli Corrêa.


O declínio da Tupi ocorreu no final da década de 70, com a grave crise administrativa e financeira dos Diários Associados em São Paulo, ocasionada, em grande parte, pelo controverso modelo administrativo do grupo, baseado no conceito do "Condomínio Associado".

A crise, que culminou no fim da TV Tupi, em 1980, também prejudicou a rádio: em 1981, a Rádio Capital, que ocupava os 560 kHz desde 1978 (ano em que foi fundada), comprou o canal da Rádio Tupi (1040 kHz), levando a emissora dos Diários Associados para os 560 kHz, no canto do dial.
--------------------------------------------------
Fonte: http://www.telehistoria.com.br/colunas/index.asp?id=5917

Nenhum comentário:

Postar um comentário