7 de nov. de 2012

Sobre Lucas Santtana

Lucas Santtana - A Natureza Espera


Lucas Santtana é o tipo de artista que é difícil catalogar. Ao mesmo tempo que seus discos e suas composições tem uma ligação com a tradição da Música Popular Brasileira,  elas absorvem influências que vão do Afrobeat ao Dance Hall, passando pelo Dub, Eletrônica, Funk Carioca,dentre outras. Esticando ainda mais a linha evolutiva da música Brasileira.

Em 2000, Lucas Santtana iniciou sua carreira solo lançando o cd Eletro Ben Dodô, produzido pelo renomado produtor Chico Neves e mixado no estúdio Realworld de Peter Gabriel. O cd recebeu críticas elogiosas no Brasil e em importantes publicações no mundo da música. Em julho de 2003 Lucas Santtana lançou o  seu segundo cd, intitulado Parada de Lucas. O cd é dedicado ao geógrafo Milton Santos.

Como instrumentista participou dos cd’s de Chico Science e Nação Zumbi, Marisa Monte, Fernanda Abreu, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Como compositor teve suas músicas gravadas por vários artistas. Lucas participou da trilha sonora do filme "Deus é Brasileiro" de Cacá Diegues e compôs a trilha da peça O Bispo do ator João Miguel ( Cinema ,aspirinas e urubus, Estômago, etc).

Em 2006 lança o 3º cd 3 Sessions in a Greenhouse acompanhado da banda Seleção Natural. Juntamente com o cd, Lucas Santtana transforma seu selo musical Diginóis Records em um site-blogue-ponto de encontro na internet.

Lançado em julho de 2009, seu 4º disco, intitulado Sem Nostalgia traz uma releitura moderna do formato voz e violão, um clássico da Música Brasileira. Assim como os 3 primeiros discos, Lucas Santtana continua suas alquimias sonoras tendo a canção como centro, mas sobrepondo  a ela diversas texturas musicais.

E em março deste ano de 2012, Lucas Santtana gravou seu quinto e mais recente cd O Deus  Que Devasta Mas Também Cura, com letras autorais e dedicado à sua ex-esposa, a pesquisadora Anna Dantes, com quem tem um filho que também participa do álbum ao lado de outras participações especiais. Atualmente, o músico namora com a atriz de tv Camila Pitanga e continua fazendo novos shows.
-------------------------------------------------------------
Fonte: http://lucas-santtana.conexaovivo.com.br/ (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário