4 de nov. de 2012

Os últimos anos de Dorival Caymmi

Dorival Caymmi - Oração de Mãe Menininha

Em 1984, Dorival Caymmi recebe várias homenagens na Bahia, no Rio de Janeiro e em Brasília para comemorar 70 anos de vida, junto com lançamento de um álbum duplo comemorativo. Em 1987 faz um grande show com seus três filhos (Nana, Dori e Danilo) como a Família Caymmi, gravando um disco ao vivo juntos no Scala 2, no Rio de Janeiro. Com o sucesso de público e crítica, Dorival e seus três filhos fazem apresentação no Festival Internacional de Jazz em Montreux, na Suíça, também registrando novo disco ao vivo em 1991.

Na década de 1990, Dorival passa por vários problemas de saúde e é internado por problemas cardíacos, além de sofrer com o câncer renal que o afetou em 1999. Em 2001, o cantor ganha uma homenagem de sua esposa Stella Maris com o livro biográfico O Mar e o Tempo. Ao longo de sua carreira, Dorival Caymmi chegou a gravar mais de 20 discos, com várias composições gravadas por outros cantores.

No final de 2007, passa a ficar se cuidando em sua casa na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde vem a falecer no dia 16 de agosto de 2008 por insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. Foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, tendo recebido a presença de parentes e amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário