19 de ago. de 2012

Elvis: Ascensão, Família e Morte

Elvis Presley - Heartbreak Hotel

Em 1960, Elvis Presley grava o disco Elvis Is Back, marcando sua volta aos estúdios e aos palcos, após retornar do exército. Na primeira metade da década de 1960, o cantor disputava com os Beatles a supremacia das vendagens de discos e popularidade junto ao público jovem.

Entre 1967 e 1968 é marcado por dois acontecimentos na vida de Elvis: o casamento com a modelo e atriz Priscilla Beaulieu em Las Vegas, que conheceu ainda em 1959 com quem começou a namorar e o nascimento de sua filha Lisa Marie Presley. Ainda em 1967, Elvis lança o disco gospel How Great Thou Art, considerado um de seus grandes trabalhos, lhe rendendo um Grammy na categoria Melhor Performance Religiosa.

No início da década de 1970, Priscilla Presley se separa de Elvis. Após o término do casamento, Elvis conheceu a atriz Linda Thompson e Ginger Alden, com quem namorou nos anos que se sucederam. O cantor é convidado pela Casa Branca, para apresentar-se uma noite ao presidente Nixon como um soldado voluntário no combate às drogas. Por ironia do destino, os anos seguintes serão duros para Elvis por conta dos problemas de saúde ligados aos medicamentos e às drogas, chegando até a ser hospitalizado após alguns desmaios em shows. Mesmo assim, a crítica ainda o considerava como o "Rei do Rock" e sua voz continuava melhor do que nunca.

Em janeiro de 1973, fez um grande show especial que foi televisionado via satélite para todo o mundo, registrado em disco intitulado Aloha From Hawaii, fato que levou a uma enorme audiência. Nos dois últimos anos de vida, Elvis vinha com sua saúde visivelmente abalada. Seu último show público foi realizado no dia 21 de julho de 1977 e no dia 16 de agosto do mesmo ano, Elvis morreu na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee, como consequência de altas dosagens de remédios que lhe resultaram em um ataque cardíaco.

Mesmo depois de morto, ele continuou vendendo discos e influenciando várias pessoas e artistas como Elvis Costello e Tortelvis, da banda cover Dread Zeppelin. Serviu-se ao mesmo tempo do gospel, do rhythm and blues e do country em suas músicas durante toda sua carreira. Também cresceu várias lendas em torno de sua morte, além de diversas homenagens em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário