12 de set. de 2012

Biografia de Lia Sophia


Lia Sophia - Ai Menina

Cantora, compositora e instrumentista, Lia Sophia nasceu na Guiana Francesa e aos dois anos de idade veio para o Brasil. Aos 17 inicia sua carreira como intérprete e em sua bagagem traz ritmos com os quais conviveu durante a infância como o Brega, o Bolero, o Zouk, o Carimbó e o Marabaixo.

Lia Sophia é reconhecida como um dos expoentes da música paraense e vem a cada trabalho, individual ou coletivo, firmando sua proposta, que é a fusão de sons, odores e sabores musicais de sua região, à um contexto universal, o que vem sendo bem recebido pelo público e pela crítica.

Em agosto de 2005, lançou seu primeiro álbum Livre. Experimental e contemporâneo traz uma das mais executadas da Rádio Cultura do Pará e "Eu Só Quero Você" de Lia Sophia, grande sucesso e uma das mais pedidas e cantadas nos shows. Em junho 2009, lança o álbum Castelo de Luz. Trabalho moderno, ousado, onde a artista revela todas as suas facetas artísticas, cantando, compondo, tocando, arranjando e co-produzindo. Com 13 faixas autorais inéditas, já recebeu elogios de críticos nacionais como Nelson Mota. Seu terceiro álbum Amor Amor, sai após três anos de pesquisa sobre o vasto e diversificado universo do Brega da região Norte, e o resultado a releitura da música brega de uma maneira contemporânea e ousada. Com a direção artística nas mãos, a artista misturou elementos da música eletrônica com células percussivas de ritmos regionais como o Lundu e o Marabaixo. A estética da floresta une-se ao urbano produzindo uma sonoridade única. Este trabalho é marcado por seu sucesso junto ao público que lota as apresentações, tendo suas unidades esgotadas em menos de 3 meses após o lançamento.

O mais novo trabalho, ainda em fase de pré-produção, surge das experimentações que vem fazendo no Baile BregaChic, festa que apresenta a cada dois meses, onde mistura vários ritmos e estilos sem preconceitos, prometendo um som ainda mais plural. A idéia é mostrar toda a latinidade amazônica de maneira moderna unindo várias influências rítmicas do carimbó, da guitarrada, do zouk com pitadas de elementos eletrônicos. O disco Salto Mortal, promete ser um disco com uma linguagem contemporânea buscando as raízes da música paraense.
-------------------------------------------
Fonte: http://lia-sophia.conexaovivo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário