30 de abr. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 8 (Bolacha Maria e Zárabe)

(Carlinhos Brown  e a banda Zárabe)

Carlinhos Brown - Amantes Cinzas

No final de 1993, Carlinhos Brown criou um grupo chamado Bolacha Maria, formada por mulheres na faixa etária de 15 a 21 anos de idade, vindas da comunidade de Candeal de Brotas, em Salvador-BA. O grupo feminino foi criado visando buscar uma nova identidade, valorizar a mulher e combater preconceitos de gênero.

No início, Brown comprou instrumentos, orientou musicalmente e conseguiu patrocínio, mas logo no ano seguinte emancipou-a para que seguisse por conta própria. O grupo fazia música com elementos afro-baianos, pop, funk, blues, rap, rock, soul, rhythm'n'blues, ficou conhecido da cena pop baiana e alcançou outros espaços. 

Em 1996, a Bolacha Maria tocava em palco alternativo (barco musical que desfila pelo lago Leman, nos finais de semana) do XXX Montreux Jazz Festival. Nesse mesmo ano participou do 3o PercPan (Panorama Mundial de Percussão), realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador, acompanhando a cantora Gal Gosta. A banda não chegou a gravar um disco.

Já o grupo O Zárabe, também criado por Brown em 1995, visa homenagear a cultura muçulmana e os árabes (os árabes = "o zárabe"). Formado por cerca de 250 músicos usando vestimentas próprias e que seguem como cortejo, apresentando-se principalmente na Lavagem do Bonfim, em Salvador.

Próxima semana irei trazer mais informações sobre a vida e carreira de Carlinhos Brown. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário