3 de jun. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 33

A lambada é uma dança popular surgida na década de 1980, cuja coreografia, muito sensual, dançada em pares ou em trios, inclui requebros e rodopios, tendo influência em diversos ritmos latinos.

Muitos ainda têm dúvidas quanto a originalidade da dança, sendo que a maioria coloca como uma dança surgida no Brasil, mais precisamente no estado do Pará, proveniente do carimbó, uma dança muito comum da região, divulgado pelo músico Aurino Quirino Gonçalves, conhecido como Pinduca. Já na Bahia, havia uma fusão de ritmos que viria influenciar na adoção oficial da lambada em Porto Seguro e região do Descobrimento, entre 1988 e 1989, e que logo depois dominaria o carnaval baiano. A lambada se propaga graças a seus principais divulgadores na época como o grupo Kaoma, liderada por Loalwa Braz, e os cantores Márcia Ferreira e Beto Barbosa em todo o Brasil. Diversos artistas da Bahia também passam a incluir a lambada em seus repertórios, influenciados pelo merengue.

Outros gêneros que influenciaram a lambada foram a salsa caribenha de Cuba e Porto Rico, a rumba flamenca (estilo adotado pelos Gipsy Kings), o zouk francês e suas variantes (tendo como principais divulgadores a banda Kassav' e Zouk Machine), entre outros.

No início da década de 1990, a lambada se tornou febre e moda em todo o Brasil e no mundo, chegando até mesmo nas telas dos cinemas com os filmes "Lambada - A Dança Proibida", "Lambada - O Filme" e "Dançando Lambada", sendo este último filme co-produzido entre Brasil e Itália, estrelado por Carlinhos de Jesus, Andrew J. Forest e Via Negromonte, entre outros. A lambada perdeu sua popularidade em meados da década de 1990, com o surgimento de outros ritmos populares no Brasil, embora ainda é possível encontrar algumas lambaterias e casas noturnas que preservam a originalidade da dança.

Na próxima semana, irei tratar da salsa. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário