3 de ago de 2014

Nana Caymmi e seu reconhecimento musical

Nana Caymmi - Dois Corações


Ainda em 1966, Nana Caymmi fez uma apresentação no programa Ensaio Geral, da TV Excelsior, ao lado dos cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia, entre outros. Foi nesse período que Nana começou a namorar com Gil, com quem viria a se casar no ano seguinte. Juntos, compuseram a música "Bom Dia" e Nana a defendeu no III Festival de Música Brasileira, da TV Record.

Dois anos depois, Nana e Gil se divorciaram e, nos anos seguintes, passou a realizar shows no Brasil, Uruguai e Argentina, além de outros países. Entre 1974 e 1975 lançou dois novos discos, ganhando elogios da crítica musical e reconhecimento da mídia, fato que levou a cantora a ser premiada como melhor cantora do ano pela Associação Brasileira de Produtores de Discos em 1976. 

Novos trabalhos se sucederam, ajudando a consolidar a carreira de Nana Caymmi que marcava presença nos palcos dos teatros lotados do Rio de Janeiro e em várias capitais do país. No final da década de 1970, conheceu o cantor Claudio Nucci, da banda Boca Livre, com quem se casaria meses depois.

Em 1987 realizou uma turnê na cidade de Madri, na Espanha. Lançou, juntamente com seu pai e seus irmãos, um disco ao vivo gravado no Scala, no Rio de Janeiro, além de um novo LP Nana, com participação de seu filho João Gilberto. Dois anos depois, esse viria a sofrer um grave acidente de moto, fato que levou a cantora a dar uma pausa em suas apresentações para dedicar ao seu filho. Em 1991, voltou ao cenário artístico, participando, ao lado do irmão Danilo, de um espetáculo realizado no Rio Show Festival, que ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu Dorival Caymmi e Tom Jobim. Nos anos seguintes, apresentou-se em Portugal e gravou novos discos como Bolero (1993), A Noite do Meu Bem - As Canções de Dolores Duran (1994) e Alma Serena (1996).
------------------------------------------------------------------------
Fonte: Wikipédia (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário