3 de ago. de 2014

Nana Caymmi no início da carreira

Nana Caymmi - Tarde Triste

Nana Caymmi é o nome artístico de Dinair Tostes Caymmi, filha dos cantores Dorival Caymmi e Stella Maris (nome artístico de Adelaide Tostes), além de irmã dos também cantores Dori e Danilo. Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1941 e começou cantando com o pai em uma pequena participação na música "Acalanto", composta por ele em sua homenagem, no ano de 1960.

Como a música já fazia parte da família Caymmi, com Nana não foi diferente. Ainda no mesmo ano, a cantora lançou seu primeiro disco em 78 RPM com as músicas "Adeus" (de Dorival Caymmi) e "Nossos Beijos" (de Hianto de Almeida e Macedo Norte) e assinou contrato com a TV Tupi, apresentando-se no programa Sucessos Musicais, produzido por Fernando Confalonieri.

No ano seguinte, casou-se com o médico Gilberto José Aponte Paoli com quem teve duas filhas (Teresa e Denise Maria) e mudou-se para Caracas, na Venezuela, onde morou por algum tempo. Em 1963 gravou o seu primeiro LP Nana. No retorno ao Brasil, retomou sua carreira musical e, em 1966, participou do I Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro ao interpretar a música "Saveiros", de autoria de seu irmão Dori Caymmi em parceria com Nelson Motta, sagrando-se campeã. Nesse mesmo ano, nasceu seu terceiro filho (João Gilberto), embora já estivesse separada do marido.

A voz grave da cantora rendeu-lhe reconhecimento junto ao público como uma das grandes intérpretes da nossa música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário