6 de ago. de 2014

Curiosidades sobre Leila Pinheiro


Leila Pinheiro - Verde

Seu nome completo é Leila Toscano Pinheiro. Ela nasceu em 16 de outubro de 1960, em Belém, capital do Pará. É cantora e musicista. Seu gênero musical é variado. Canta samba, bossa nova, jazz, etc. E toca violão, guitarra,  sintetizador e órgão.

Aos dez anos Leila Pinheiro começou seus estudos de piano, no Instituto Musical. Em 1974, deixou o Instituto e começou a estudar com um pianista amigo, de nome Guilherme Coutinho, importante músico de Belém.

Resolveu fazer Medicina. Entrou na faculdade, mas desistiu no segundo ano.Queria mesmo seguir a carreira musical. Fez o primeiro espetáculo no famoso Theatro da Paz, de Belém, o principal teatro do estado.

Em 1981, Leila mudou-se para o Rio de Janeiro e gravou seu 1º LP Leila Pinheiro. Em 1984, excursionou com o Zimbo Trio, indo para o exterior.

Em 1985, ganhou o prêmio na categoria Cantora Revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, cantando a canção “Verde”. Assinou contrato com  a Polygram que, atualmente, é a Universal Music. E gravou “Olho Nu”, com a qual ganhou o prêmio de Melhor Interprete no Festival Mundial Yamaha. No ano seguinte, ganhou da ABPO (Associação Brasileira de Produtores de Discos) o Troféu Villa- Lobos.

Depois gravou vários discos: Alma (de 1988), Bênção, Bossa Nova (de 1989), Outras Caras (de 1991), Coisas do Brasil (de 1993), Isso é Bossa Nova (de 1994), Reencontro (de 2000), Nos Horizontes do Mundo (de 2005), entre outros. Também gravou alguns discos com Roberto Menescal como Agarradinhos (de 2007) e Pra Iluminar (de 2009). Também gravou discos dedicados a Eduardo Gudin e Renato Russo.

Lançou, ainda, os dvds Mais Coisas do Brasil em 2001, Nos Horizontes do Mundo em 2007, e ainda Agarradinhos, com Roberto Menescal, lançado no mesmo ano. Atualmente, com mais de 30 anos de carreira, Leila anda realizando sua nova turnê Eu Canto Samba, interpretando sucessos de Dorival Caymmi, Ary Barroso, Ivan Lins, Zé Kéti, Cartola, Noca da Portela, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, entre outros.
----------------------------------------------------------------
Fonte: Museu da TV (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário