29 de ago. de 2010

Bob Marley e a fama



Bob Marley e The Wailers - Jamming



Com a mudança do nome do grupo para The Wailers, Bob Marley passa a divulgar sua experimentação rítmica para todo o país, inclusive para o mundo, que viria a ser conhecida como o reggae, se tornando o principal divulgador e responsável pela sua divulgação. Isso viria a partir de 1970 quando gravou os discos Soul Rebels, Soul Revolution (partes I e II) e Catch a Fire (com destaque para a música "Stir It Up") que dariam destaque à sua repercussão musical na cultura do país, apresentando letras de caráter social.

A partir de 1974 ganha fama internacional com a gravação do disco Natty Dread já como sendo Bob Marley & The Wailers. O grande destaque deste trabalho foi a música "No Woman, No Cry", que foi regravada por vários artistas, inclusive ganhando uma versão em português por Gilberto Gil com "Não Chores Mais". Neste trabalho, Bob conta com um trio de backing vocal feminino em que sua esposa, Rita Marley, fazia parte.

Em 1975, foi para a Inglaterra onde gravou os discos Exodus (considerado pela crítica especializada como um dos melhores discos de todos os tempos) e Kaya (com destaque para os hits "Is This Love" e "Sun Is Shinning"), chegando a ser preso devido ao uso da maconha que defendia com finalidades religiosas, embora não sendo bem visto pelos outros rastafaris. No ano seguinte, Bob Marley, sua mulher Rita e seu empresário Don Taylor sofreram manifestações movidas em caráter político durante um show realizado nas eleições gerais na Jamaica.






Nenhum comentário:

Postar um comentário