29 de ago. de 2010

Quem é Bob Marley?


Bob Marley e Peter Tosh - Kaya

Nascido em Rhoden Hall, região de Saint Ann localizada no norte da Jamaica no ano de 1945, Bob era filho de Norval Marley, que era inglês e oficial da Marinha, e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país, que logo se separaram. Com a morte do pai, Bob e a mãe se mudaram para Kingston e tiveram dificuldades financeiras na favela de Trench Town.

A música logo viria a fazer parte de Bob Marley que era fascinado pela soul music, vindo a se tornar guitarrista e compositor em breve. Após ter conhecido o cantor Joe Higgs, passou a fazer experiências musicais, fundindo diversos ritmos musicais jamaicanos em um estúdio, em 1962. Gravou um single chamado "Judge Not" com o produtor Leslie Kong, daí Bob decidiu seguir sua carreira de cantor, criando o grupo Wailing Wailers junto com vários amigos (entre eles, estava o cantor Peter Tosh).

No final de 1963, Bob Marley gravou seu primeiro single com seu grupo e lançou o primeiro disco em 1965, pela gravadora Studio One. Paralelo à música, o cantor virou adepto ao rastafarismo ou rasta que se tratava de um movimento místico, cultural e político dos negros jamaicanos e das Antilhas onde predominava a língua inglesa e que surgiu na década de 1920. Os rastafaris jamaicanos foram os maiores divulgadores do movimento e acreditavam que a Jamaica representava sua própria "Babilônia" e que eles formavam uma das 12 tribos perdidas de Israel.

Por isso, o cantor pregava a droga (especialmente a maconha) como forma de contato com o divino e que seria evidenciado em muitas de suas músicas (o disco Kaya é uma dessas referências).



Nenhum comentário:

Postar um comentário