29 de ago. de 2010

O reconhecimento musical de Bob Marley


Bob Marley e The Wailers - Redemption Song

Em 1979, Bob Marley compõe uma música em homenagem à independência de Zimbabwe, vindo a fazer parte do seu disco Survival que é dedicado ao continente africano. Com o lançamento do disco, foi convidado para fazer um show naquele país no ano seguinte.

De sua vida pessoal, Bob Marley teve treze filhos, sendo Ziggy Marley o mais conhecido por seguir carreira musical. Descobriu, em 1977, que tinha câncer de pele e passou a cuidar da sua doença, indo contra os princípios do rastafarismo, até sua morte que viria a ocorrer em 1981, na cidade de Miami, estado da Flórida nos Estados Unidos. Faltando um mês antes morrer, Bob foi premiado com a mais alta condecoração jamaicana: a Ordem ao Mérito.

Com mais de 10 discos gravados, Bob Marley ganhou várias premiações e homenagens póstumas devido ao reconhecimento musical e cultural feito. Entre elas, ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood e um Grammy pelo conjunto da obra, além de ser considerado como um dos 100 artistas mais influentes de todos os tempos. Até hoje, é idolatrado pelas suas letras e pelas suas convicções rastas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário