27 de mai. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 32

O tango é uma dança de salão originária da Argentina, de ritmo lento, em dois tempos, sendo, também, uma composição instrumental ou vocal correspondente a essa dança.

Criado no final do século XIX, através de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires e nas proximidades de Montevidéu, na área do Rio da Prata. A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo bandoneon.

O maior representante do tango foi Carlos Gardel, sendo inventor do tango-canção. Falecido em 1935 aos 45 anos de um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. Na década de 1960, o gênero foi sendo esquecido fora da Argentina, tendo ressurgido e renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.

Com características de uma dança triste, melancólica e, ao mesmo tempo, sensual e dramático, o tango simboliza a paixão através das letras. Outros grandes representantes deste gênero foram Ignacio Corsini e Agustín Magaldi, além das cantoras Rosita Quiroga e Azucena Maizani que venderam muitos discos na Argentina e difundiram o tango para fora do país. Em 2009, o Tango foi considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

Próxima semana falarei da lambada. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário