9 de jul. de 2014

Um pouco sobre Jim Morrison e The Doors


The Doors - When the Music's Over

Um dos grupos de rock mais cultuados do mundo, The Doors surgiu em 1965 no auge do movimento hippie/psicodélico do estado da Califórnia, nos Estados Unidos e, mesmo contando com músicos de qualidade como o tecladista Ray Manzarek, o guitarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore, era o poeta e vocalista Jim Morrison quem roubava a cena, sendo o responsável direto pelo sucesso do grupo.

Morrison, o único da banda não nascido em Los Angeles (era natural de Melbourne), chamava a atenção não só pelo seu estilo vocal inimitável até hoje, mas também por sua performance/sexual, que muitas vezes o fez sair do palco no meio dos shows, direto para a prisão, por seus gestos e palavras considerados obscenos.

Influenciado pelo existencialismo (especialmente Nietzsche) e demonstrando uma atitude inconformista, Jim Morrison escreveu letras imortais como "The End" e "When the Music's Over" ambas em referência ao Vietnã, além de "People Are Strange" (regravada pelo grupo Echo and the Bunnymen) e "L. A. Woman". Ao mesmo tempo em que se apresentava com The Doors, Morrison mergulhava-se na dependência do álcool e das drogas antes mesmo do surgimento do grupo.

Dentro dos seis anos de atividade (1965-1971), The Doors cantavam o lado escuro da vida em plena Califórnia hippie. Jim Morrison era uma expressão literária do rock e, mesmo idolatrado e cultuado por vários fãs na época, o vocalista do grupo dava sinais de que sua vida não estava muito bem em razão dos seus vícios excessivos. Sua misteriosa morte aos 27 anos de idade em Paris, na França, no dia 02 de julho de 1971 nunca foi esclarecida. Embora aparentemente tenha morrido de ataque cardíaco, muitos especulavam overdose. No dia 09 de julho de 1971, Jim Morrison é enterrado no cemitério P'ere Lachaise na capital francesa e, até hoje, é visitado dia e noite por fãs que realizam verdadeiros rituais bizarros de celebração ao cantor que foi considerado um dos maiores cantores de todos os tempos, segundo a revista RollingStone.

Quanto aos outros integrantes do grupo, apenas Ray Manzarek ainda aparece vez ou outra como produtor musical de novas bandas. The Doors lançaram nove álbuns de estúdio, sendo três destes após a morte de Jim Morrison. Seus discos continuam sendo reeditados e livros póstumos com poesias de Morrison também chegaram a ser lançados. Entre algumas homenagens no cinema, destacam os filmes "Apocalipse Now", de Francis Ford Coppola (que incluiu a música "The End" na trilha sonora) e "The Doors", de Oliver Stone (em homenagem ao grupo, com o ator Val Kilmer interpretando Jim Morrison, além das participações especiais de Krieger e Densmore).



Nenhum comentário:

Postar um comentário