6 de jul. de 2014

Roberto Carlos: da jovem guarda ao romantismo

Roberto Carlos - Jesus Cristo


Idolatrado pelos jovens da época, Roberto Carlos continuou cativando o público com suas aparições públicas na tv. O sucesso da música "O Calhambeque" deu origem ao movimento denominado Jovem Guarda (que também era nome do programa apresentado por ele, Erasmo Carlos e Wanderléa na TV Record), em que lançou moda , gestos, corte de cabelo, gírias, criando uma nova linguagem e comportamento que vieram a ser adotados nacionalmente, influenciando no surgimento de outros artistas que passaram a cantar como eles como Ronnie Von, Jerry Adriani, The Fevers, Os Incríveis, entre outros. Nesse período, Roberto lançou ainda o LP Quero Que Vá Tudo Pro Inferno em que bateu recorde nacional de vendagem de discos.

Em 1966, Roberto e Erasmo se desentenderam por conta de uma homenagem feita a este último no programa de Wilson Simonal na própria TV Record, em que deu os créditos de algumas composições unicamente para Erasmo. A partir daí, Roberto passou a compor sozinho e gravou Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura em 1967, disco que entrou como trilha sonora do filme homônimo lançado no ano seguinte, dirigido por Roberto Farias. Destaque para os sucessos "Por Isso Eu Corro Demais" e "Como É Grande o Meu Amor Por Você". A parceria com Erasmo logo foi retomada com a composição "Eu Sou Terrível".

Ainda no mesmo ano, Roberto participou do 1º Festival de Música Popular Brasileira e realizou suas primeiras apresentações no exterior. Em 1969 marca o início da decadência da Jovem Guarda e Roberto Carlos muda seu estilo e passa a ser visto como um compositor que estabelece um padrão de canções românticas gravando um LP que destacou pelas músicas "Sua Estupidez" e "As Curvas da Estrada de Santos". Ainda atuou nos filmes "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (em 1969, ao lado de Erasmo, Wanderléa e do ator José Lewgoy) e "Roberto Carlos a 300km Por Hora" (em 1971).

Em 1970, Roberto gravou mais um disco de grande sucesso de sua carreira e o primeiro a possuir composições de cunho religioso com a música "Jesus Cristo" (em parceria com Erasmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário