10 de jul. de 2014

MPB Instrumental: Altamiro Carrilho


Altamiro Carrilho - Bem-Te-Vi Tristonho

Altamiro Carrilho, um dos maiores músicos da história do choro e flautista virtuoso, nasceu no dia 21 de dezembro de 1924 na cidade de Santo Antônio de Pádua, estado do Rio de Janeiro. Compôs mais de 200 (duzentas) músicas e gravou mais de 100 (cem) discos, entre LPs e compactos.

Em 1938, foi membro da Banda Lira de Arion, na qual tocava caixa. Quando passou a tocar flauta, foi revelado no programa de calouros de Ary Barroso, no início da década de 1940. Em 1949, gravou seu primeiro choro, "Flauteando na Chacrinha" e gravou seu primeiro disco A Bordo do Vera Cruz.

A partir dos anos 1960, Carrilho tornou-se conhecido fora do Brasil e se apresentou em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, União Soviética e México, país onde morou por quase um ano.

Também participou de concertos de música erudita, interpretando obras de Mozart e Villa-Lobos. Entre seus discos mais importantes, estão Clássicos do Choro (1979), Clássicos do Choro Volume 2 (1980) e Flauta Maravilhosa (1996).

Em junho de 2012, Altamiro Carrilho realizou seu último show na cidade de Uberlândia. No mês seguinte, devido a um câncer nos ossos, foi internado na Clínica Ênio Serra, em Laranjeiras, Rio de Janeiro para se tratar e onde viria a falecer no dia 15 de agosto de 2012 aos 87 anos de idade.
-------------------------------------------------------------------------
Fonte: Ig Último Segundo (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário