16 de out. de 2013

Sobre o Criolina

O Projeto Criolina nasceu do encontro dos artistas maranhenses Alê Muniz e Luciana Simões. 

Com os pés nos terreiros e as antenas no mundo moderno, criaram canções cuja sonoridade mistura tambores ao drumm & bass e evoca o suingue da África-Brasil em diversos gêneros. “Criolina é a leitura do Nordeste contemporâneo, um Nordeste de retalhos furta-cores, de tambores, computadores, cuícas e amplificadores, brincando na mesma avenida”, afirma a cantora e compositora Luciana Simões. “Criolina é um grito brasileiro, nordestino, maranhense, na multidão; um confete no asfalto, a nossa bandeira de chita”, diz Alê Muniz. 

O projeto nasceu da necessidade de divulgar o sotaque, os ritmos e reverenciar a singularidade da música feita no Maranhão, tudo isso num formato mais pop. “Não queremos ter a obrigação de levantar bandeiras da música regional”, afirma Alê. 

As primeiras idéias do projeto surgiram há cerca de três anos, quando os dois se encontraram em São Paulo. No início criaram levadas eletrônicas num programa de computador, brincando com funk, rock, raga, rap e música latina. A partir daí surgiram as primeiras parcerias. “É natural que o resultado disso tenha se mostrado cheio de referências do Maranhão. 

A verdade é que de certa forma foi nesse momento que a gente descobriu mais profundamente nossa identidade, longe de São Luis. Foi uma descoberta muito intensa”, diz Luciana. Alê Muniz - O trabalho do cantor e compositor é resultado de 15 anos de convívio com a música popular do Maranhão, suas andanças e mudanças pelo mundo.
------------------------------------------------------------------------
Fonte: Last Fm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário