25 de out. de 2013

Momento Flashback: Dire Straits


Dire Straits - Money For Nothing

Tudo começa quando os irmãos Mark e David Knopfler resolvem formar uma banda de rock um tanto diferente das demais (pois estavam na época da plenitude do punk rock). Até então MK já tinha tido outras experiências em outras bandas (na época de formação da banda, MK era um professor de inglês e DK era funcionário público). 

David (guitarra), Mark (guitarra e vocal), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria) que se integraram ao grupo, formaram uma banda chamada Cafe Racers que mais tarde passou a se chamar DIRE STRAITS em 1977. Juntos fizeram uma fita demo que incluía um, até então, futuro sucesso do grupo "Sultans of Swing", e mais tarde assinaram com o selo Vertigo e conheceram Ed Bicknell que seria o empresário da banda brevemente. Logo lançaram em 1977 o seu primeiro álbum Dire Straits.

Em 1979 lançaram o Communiqué que se tornou um sucesso ainda maior do que foi o primeiro alcançando o TOP 10 nos EUA. Após o lançamento deste álbum, David Knopfler sai da banda e no seu lugar entra Hal Lindes, junto com o tecladista Alan Clark. Com essa formação fazem o álbum Making Movies embalado pelos hits "Romeo and Juliet" e "Tunnel of Love". Apesar da presença marcante de "Romeo and Juliet" nas paradas, o disco não repete o sucesso.

Em 1982 a banda lança Love Over God que chega a ser o nº 1 nas paradas inglesas e americanas, Terry Willians assume a bateria. Em 1984, a banda lançou o disco duplo ao vivo Alchemy que chega a ter um sucesso expressivo (Guy Fletcher integra-se a banda como 2º tecladista). Inicia-se na banda uma produção de vídeos que tem um incentivo maior por parte da MTV.

Em 1985, a banda lançou o álbum de maior sucesso de sua carreira e um dos melhores álbuns de todos os tempos, Brothers In Arms, que inova em tecnologia (lançado em CD) emplacando como o disco mais vendido em todo mundo e consolidando Dire Straits como uma das maiores bandas de todos os tempos. As músicas do álbum quase todas estouraram como grandes sucessos, incluindo "Money for Nothing" como destaque. Neste álbum a banda tem um novo guitarrista Jack Sonni e um saxofonista, Chris White.

Depois do enorme sucesso de Brothers in Arms, a banda dá uma parada e volta a gravar em 1990 com o álbum On Every Street. A banda prossegue com as turnês que resulta no álbum ao vivo On The Night. Em 1996, Mark Knopfler encerrou de vez com a banda e seguiu fazendo carreira solo onde, dentre os ex-integrantes, vem se destacando.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Blog Os Momentos (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário