25 de nov. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 49


Rimski-Korsakov - Scheherazade I


Nikolai Andreievich Rimski-Korsakov é o nome completo de um dos maiores compositores russos nascido em Tikhvin, Novgorod, no ano de 1844. Popularmente conhecido como Rimski-Korsakov, foi considerado um mestre em orquestração.

Destinado a carreira naval, a princípio, dedicou-se à música por diletantismo. A partir de 1861, ocasião em que conheceu Balakirev, definiu-se sua vocação musical, e ele passou a fazer parte do grupo de jovens compositores (Cui, Mussorgsky, Borodin), considerados discípulos daquele artista, passando a ser conhecido como Grupo dos Cinco.

Suas primeiras composições datam dos anos de 1862 a 1873 e alcançam sucesso. Após demitir-se da Marinha, Rimski-Korsakov se ressentia da falta de conhecimentos sistematizados e valeu-se do estudo das obras de Tchaikovski para aprofundar seus conhecimentos técnicos. Exerceu diversos cargos como professor e regente, e dentre seus alunos contam-se nomes ilustres como Liadov, Glazunov e Stravinsky.

Sua obra, muito extensa, compreende principalmente óperas como "Snegurotchka" ("A Donzela da Neve"), de 1882; "Hievesta Tsaria" ("A Noite do Czar"), de 1899; entre outras. Porém, destacou-se pelas suas importantes obras sinfônicas a exemplo de "Antar - Sinfonia nº 2" (1868), "Capriccio Espanhol" (1887) e "Scheherazade" (1888), além de ter feito músicas de câmara, canções e obras teóricas.

Rimski-Korsakov revela em suas composições uma tendência para a música decorativa, de cunho impessoal, pitoresco e lendário. Soube realizar a fusão entre o canto popular russo e a técnica ocidental, demonstrando domínio no campo da escrita musical e da instrumentação. Faleceu em Liubensk, em 1908.

Próxima semana irei falar da vida e obra do brasileiro Heitor Villa-Lobos. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário