21 de nov. de 2010

O início da carreira de Nando Reis

Titãs - Marvin

Nando Reis nasceu em São Paulo e, desde criança, aprendeu violão junto com sua irmã mais velha. Também aprendeu a tocar baixo e, logo depois, viria a ter aulas de violão clássico e popular e logo viu que a música iria começar a fazer parte de sua vida, chegando, inclusive, a compor.

No Colégio Santa Cruz, chegou a formar sua primeira banda chamada Os Camarões para participar do Festival Secundarista de Música, onde venceu com a música "Pomar", de sua autoria com Paulo Monteiro. No festival conheceu Paulo Miklos e Arnaldo Antunes.

Após o II Festival da Vila Madalena com a classificação de "Cheiro de Beterraba", composição de Vange Leonel que passou a fazer parte da banda Os Camarões, Nando Reis chegou a cursar Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, mas não prosseguiu. Resolveu dedicar-se à música e passou a participar de ensaios com seus novos amigos Paulo e Arnaldo que, junto com demais integrantes, em breve iriam formar os Titãs.

A primeira vez que se reuniram foi para gravar uma fita em que cada um escolhia uma musa e a homenageava com uma música: a "Fita das Musas". Logo veio um show no Sesc Pompéia, na capital de São Paulo em 1982. Com uma formação de 8 integrantes - Nando Reis, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Tony Bellotto, Sérgio Brito e André Jung - os Titãs passaram a mandar fitas para várias gravadoras até conseguir contrato com a Warner Music e lançar o primeiro disco Titãs em 1984, com Nando Reis tocando baixo em algumas faixas e emplacando o primeiro hit nas rádios com "Sonífera Ilha". Nando também atuou como cantor em duas versões: "Marvin" e "Querem Meu Sangue".

No ano seguinte, o baterista André Jung sai dos Titãs para entrar no Ira! e, em seu lugar, entrou Charles Gavin. Já Nando Reis é convidado pra participar do grupo Sossega Leão que chega a lançar um LP no mesmo ano, mas que não durou muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário