21 de nov. de 2010

Nando Reis, ontem e hoje

Nando Reis e Ana Cañas - Pra Você Guardei o Amor

Mesmo com dois discos gravados, Nando Reis ainda fazia parte dos Titãs com quem gravaria mais alguns discos, com destaque para Acústico MTV, gravado ao vivo no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro em 1997. Neste disco, o grupo reuniu grandes sucessos da carreira e canções inéditas como "Os Cegos do Castelo", composto por Nando, além de contar com participações especiais de Arnaldo Antunes (que havia deixado o grupo), Marisa Monte, Marina Lima, Jimmy Cliff, Fito Paez e Rita Lee. O disco teve grandes vendagens e até hoje foi o cd mais vendido do grupo.

Em 2002, Nando Reis produz um disco póstumo dedicado a Cássia Eller. A partir de 2003, Nando Reis deixa os Titãs definitivamente pra seguir carreira junto com sua nova banda Os Infernais, gravando o disco A Letra A, que conta com 12 músicas de sua autoria, seguindo uma sonoridade própria. Neste trabalho, destaca os sucessos "Luz dos Olhos" (antes gravada por Cássia Eller), "Mesmo Sozinho" (gravada pelos Titãs) e a música que leva o nome do álbum.

No ano seguinte, grava um disco ao vivo da MTV, reunindo sucessos de sua carreira solo, além da época dos Titãs e na voz de outros artistas. Com oito discos gravados, tendo o último lançado em 2009 (dedicado à sua ex-namorada Adriana Lotaif, a quem compôs três das músicas do álbum), e emplacou duas músicas: "Ainda Não Passou" (indicada ao Grammy Latino de melhor canção brasileira do ano) e "Pra Você Guardei o Amor" (com participação de Ana Cañas).

Atualmente, Nando Reis figura entre os 10 artistas brasileiras que mais arrecadam direitos autorais, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Em agosto deste ano, gravou o dvd ao vivo MTV Apresenta: Bailão do Ruivão em São Paulo, reunindo composições de artistas da música nacional e internacional nas últimas décadas, preferidas por Nando Reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário