13 de mai. de 2012

Primeiros Anos de Chiquinha Gonzaga

As Choronas - Atraente 

Pianista e maestrina natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 17/10/1847, Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi a primeira compositora popular na história da mpb. Veio de uma família aristocrata, sendo filha de um general do Exército com uma negra humilde, Chiquinha Gonzaga compôs a música natalina "Canção dos Pastores", aos 11 anos de idade.

É forçada pelos pais a se casar, aos 16 anos de idade, com Jacinto Ribeiro do Amaral, um oficial da Marinha mercante. Juntos, têm três filhos: João Gualberto, Maria do Patrocínio e Hilário. Logo depois, abandona o marido, com quem não tinha afinidade, e cuida apenas do filho mais velho, João; já Maria é criada pelos avós e Hilário , por uma tia. Com a separação, que gerou escândalo para a sociedade da época. Anos mais tarde, ela se une ao engenheiro João Batista de Carvalho, com quem teria uma filha, Alice Maria, mas vindo se separar logo depois. A partir daí, Chiquinha resolveu seguir sua carreira musical, mesmo com a oposição de sua família. 

Em 1877, faz sua estréia como compositora com a polca "Atraente" e se profissionaliza como pianista, vindo a dar aulas de piano e a frequentar bailes, se apresentando ao público e atuando com o flautista Joaquim Antônio da Silva Calado, numa dupla precursora daquilo que depois seria conhecido como choro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário