18 de mai. de 2012

Momento Flashback: Information Society


Information Society - Running

Acid, house, hip hop, beat, technopop, synthpop, rap, e vários nomes e modas já tentaram explicar o fenômeno Information Society, banda norte-americana criada na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota, em 1982, por três amigos: James Cassidy (baixo e guitarra), Kurt Harland Valaquen (vocais) e Paul Robb (programação de teclados eletrônicos).

Os primeiros anos serviram para conhecer e a realizar experimentações da música eletrônica em busca de um estilo próprio. Só então partiria para a carreira musical ao lançar seu primeiro EP The InSoc em 1983. No ano seguinte, grava um single e começa a distribuir para várias boites e rádios executarem em 1985 e que seria o seu primeiro sucesso oficial: "Running", lançado inicialmente no disco independente Creatures of Influence em 1984, e incluído mais tarde no álbum Information Society, em 1988, que deu projeção mundial ao ao Information Society que contou com uma nova integrante - Amanda Kramer - e destacando outros sucessos como "Walking Away", "Repetition" e o megahit "What's On Your Mind (Pure Energy)". A banda foi uma das revelações do ano pela RollingStone e ganhou um disco de ouro pela venda de 500 mil cópias.

Passou a excursionar no exterior, especialmente no Japão e no Brasil, onde fez grande sucesso, inclusive chegando a participar do Rock In Rio II, em 1991, no Rio de Janeiro, onde divulgou sucessos do novo disco Hack, gravado um ano antes, como "Think", "How Long", entre outros. Em 1992 grava mais um disco - Peace and Love, Inc. - antes da saída de James e Paul no ano seguinte. Com direito a usar o nome da banda, Kurt Harland grava o disco Don't Be Afraid em 1997.

Nos primeiros anos da década de 2000, foram lançadas coletâneas oficiais do Information Society até que, em 2005, Paul e James ensaiavam um possível retorno para o grupo, durante uma apresentação em Nova York. Embora Kurt tenha colaborado nas gravações do novo trabalho junto com os dois colegas, resolve ceder os direitos do nome para os mesmos e se desligar do grupo, dedicando-se aos seus novos projetos pessoais. Atualmente, a banda continua com sua formação original e em atividade. Seu último trabalho é o EP Modulator, de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário