1 de nov. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 116

História da Rádio Clube de Recife

A Rádio Clube AM de Recife, estado de Pernambuco, foi criada no dia 06 de abril de 1919 por um grupo de jovens da Escola Superior de Eletricidade (Augusto Joaquim Pereira, Oscar Pinto e Arthur Coutinho) e oficializada no dia seguinte quando foi anunciada pelo extinto Jornal de Recife sob o nome PRA-8.

Seus programas eram diversificados, voltada para a classe média, incluindo músicas e noticiários esportivos, destacando a primeira transmissão ao vivo de uma partida de futebol realizada no Estádio do Sport Clube Recife. Com a chegada de novos equipamentos que ajudaram a melhorar a sintonia da rádio para diversos locais da capital pernambucana em 1923, a Rádio Clube marcou como uma das pioneiras do Brasil. Como seu funcionamento era irregular, o Governo Federal decretou e autorizou a definição da rádio como sendo de "serviço de interesse nacional e de finalidade educativa".

Várias mudanças de sede ocorreram e, em 1952, a Rádio Clube foi incorporada aos Diários Associados por iniciativa de Assis Chateaubriand. Na década de 1970 houve um incêndio que destruiu boa parte de seu acervo. Em 2008 se tornou integrante da Rede Clube Brasil de Rádio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário