28 de fev. de 2010

O início da carreira de Lulu Santos


Lulu Santos - Tesouros da Juventude

Luis Maurício nasceu no Rio de Janeiro e começou a tocar guitarra aos 12 anos de idade. Daí formou a banda Cave Men com os amigos, apresentando um repertório dos Beatles e cativando as pequenas platéias nos primeiros shows. Porém, sua carreira profissional veio aos 19 anos quando formou seu primeiro grupo: o Veludo Elétrico.

Essa banda quase se transformou em outra quando os Mutantes estavam experimentando um sem número de formações no começo da década de 1970. O tecladista Túlio Mourão, o baterista Rui Mota, o baixista Antônio pedro, Luciano Alves e Paul de Castro foram alguns dos integrantes do Veludo Elétrico que passaram pelos Mutantes.

Logo depois, Luis Maurício passou a integrar o Vímana, do qual faziam parte Lobão e Ritchie, ambos em início de carreira. A banda chegou a gravar um LP que não foi lançado. O único registro em vinil é o compacto Zebra / Masquerade, çançado pela Som Livre em 1977. O Veludo Elétrico depois se transformou simplesmente em Veludo. Chegou também a participar das bandas Albatroz e, com o trompetista Márcio Montarroyos, montou o Pamoja.

Seu primeiro trabalho-solo foi o compacto Melô do Amor / Gosto de Batom ainda com o nome Luis Maurício, embora queria adotar o nome Lulu Santos que os produtores da Polygram não acharam legal, mas o disco não teve repercussão. Trabalhou compondo algumas trilhas sonoras em filmes e novelas da TV Globo até que, em 1981, assinou contrato com a gravadora WEA para gravar o compacto com a música "Tesouros da Juventude" (parceria com Nelson Motta) que se tornou seu primeiro grande sucesso já adotando seu novo nome artístico "Lulu Santos". A faixa-título conseguiu boa execução nas rádios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário