26 de mar. de 2014

Um Chá Com Brown - Parte 3 (A Banda Acordes Verdes)


Luiz Caldas - Visão de Cíclope

No início da década de 1980, o produtor fonográfico baiano Wesley Rangel contratou um grupo de músicos jovens para gravar os discos de uma musicalidade emergente. Neste grupo estavam o vocalista, guitarrista e compositor Luiz Caldas (recém-saído da banda e Trio Tapajós), os tecladistas Alfredo Moura e Luizinho Assis, o baterista Cezinha, o baixista Carlinhos Marques, os percussionistas Carlinhos Brown (que já tocava na banda de Lui Muritiba, com quem iria compor a música "Táxi", sucesso na voz de Marcionílio) e Tony Mola, e os vocais de apoio Paulinho Caldas e Silvinha Torres. Surgiu, assim, a banda Acordes Verdes.

Apontado por admiradores e pela crítica musical como a maior banda que já se apresentou nos trios elétricos, os seus integrantes gravaram um compacto em 1983 com as músicas "O Beijo" (dedicado ao bloco Beijo que saiu no ano seguinte, cujo refrão ficou marcado pelo público: "Acordes Verdes leva o povo atrás do trio") e "Como um Raio" (dedicada a um dos grandes jogadores do Esporte Clube Bahia chamado Osni Lopes).

A banda Acordes Verdes continuou acompanhando Luiz Caldas quando este atingiu dimensão nacional em 1985 com a música "Fricote" (parceria dele com Paulinho Camafeu), do seu primeiro LP Magia. Também é deste disco que se tem a primeira composição de Carlinhos Brown, gravada em parceria com Luiz Caldas chamada "Visão de Cíclope", fato que iria torná-lo um dos compositores mais requisitados da Bahia, rendendo-lhe premiações importantes e abrindo portas para o sucesso. Vários artistas da Bahia e do Brasil passariam a gravar suas canções.

Próxima semana continuarei a falar mais sobre este grande compositor. Até lá!
------------------------------------------------------------
Fonte: Blog Toda Eletricidade (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário