17 de dez. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 17

O que a Jovem Guarda tem a ver com o futebol? - Parte II

Na sequência desse evento, o rock explodiu no Brasil tomando conta de todas as garagens, clubes sociais, rádios, televisões regionais, festas de igreja e aniversários. Integraram a Jovem Guarda, além dos citados grupos de guitarras que ficaram na história do rock nacional como Renato e Seus Blue Caps, The Fevers, Os Incríveis, The Sunshines, The Youngsters e The Brazilian Bitles, este último um grupo carioca que ficou conhecido pela versão de "Wild Thing" ("Gata").

Também destacaram-se intérpretes como Ronnie Von, Eduardo Araújo, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Bobby DiCarlo e Ed Wilson. Entre as dezenas de canções que fizeram história, destacam-se "Quero Que Tudo Mais Vá Pro Inferno" e "O Calhambeque" (Versão para "Road Hog", de John Loudermilk) com Roberto Carlos, "Festa de Arromba" com Erasmo Carlos, "O Bom" com Eduardo Araújo, "Prova de Fogo" com Wanderléa, "Menina Linda" (versão de "I Should Have Known Better", dos Beatles) com Renato e Seus Blue Caps, entre outros.

Além dos cds individuais, inúmeras coletâneas têm sido lançadas, destacando-se Jovens Tardes de Domingo (em seis volumes), O Melhor da Jovem Guarda (em dez volumes), Coleção Jovem Guarda (edição da Revista Caras, em seus volumes) e, ainda, Pop Hits Nacionais - Anos 60 (pelo selo Natal Records).

Ao lado da Jovem Guarda acontecia o movimento da Tropicália que introduziu a guitarra na tradicional MPB e o discurso político no rock, produzindo a versão brasileira do "psicodelismo" mundial. Neste movimento, destacaram-se intérpretes, compositores e arranjadores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Rogério Duprat e, de forma especial, o grupo Os Mutantes. A exemplo do que ocorre demais manifestações sonoras e comportamentos dos anos sessenta, a Jovem Guarda vem sendo resgatada por novos artistas a cada geração, a exemplo dos grupos Titãs, Kid Abelha, Jota Quest e o gaúcho Graforréia Xilarmônica.

Próxima semana falarei um pouco da Tropicália e alguns representantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário