4 de nov. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 46


Johann Strauss II - Danúbio Azul


Strauss é uma família de músicos vienenses, célebres como compositores de música ligeira, especialmente nas valsas. Destaque para Johann Strauss I (pai), que nasceu em Viena, na Áustria, em 1804, cuja peça mais famosa é a "Marcha Radetzky" e morreu em 1849; e Johann Strauss II (filho) que nasceu em 1825 e que deu maior popularidade à valsa durante o século XIX.

Falando propriamente do filho, o compositor Johann Straus II, teve aulas de música com Joseph Dreschler. Ao se apresentar nos Estados Unidos em 1872, conseguiu atrair grande público e admiradores pelos seus concertos.

Em sua vida pessoal, casou-se três vezes e compôs algumas operetas (pequenas óperas), mais de duzentas valsas, 32 mazurcas, 140 polcas e oitenta quadrilhas, num total de 479 obras publicadas, mais dezenas de peças manuscritas e outras realizadas em parceria com seus irmãos.

Entre suas obras conhecidas destacam as operetas "Uma Noite em Veneza", de 1883; "O Barão Cigano", de 1885; "Sangue Vienense", de 1899; o balé "Cinderella", além das famosas valsas como "Vida de Artista" e "Danúbio Azul", ambas de 1867, entre outras.

Próxima semana falarei do compositor erudito brasileiro Carlos Gomes. Até lá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário