16 de ago. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 105

The Commodores - Brick House

Nascida durante a década de 60 e 70 nos Estados Unidos, a black music esteve intimamente relacionada com o movimento negro norte-americano da época. Foram os artistas afro-americanos, muitas vezes engajados na defesa de causas sociais e raciais, que plantaram as sementes desse estilo que se espalhou por todo o mundo.

Em 1959, a gravadora Motown começou a lançar jovens artistas que faziam um tipo de música que fundia o rhythm'n blues, gospel, funk e soul, entre outros estilos originalmente negros. Nomes como Stevie Wonder, Marvin Gaye e a cantora Aretha Franklin são personificações da black music dos anos 60: uma música cheia de suingue (groove) e com forte apelo dançante. Na realidade a black music engloba uma série de estilos como o funk, soul, blues, jazz R&B, gospel, hip hop, entre outros, criados por músicos afro-americanos.

A black music influenciou, e continua influenciando, diversos artistas e grupos contemporâneos. Não há dúvida de que muitos dos artistas que se destacam hoje em estilos mais comerciais, ou mesmo eletrônicos, inspiraram-se pelos gênios da black music dos anos 60 e 70. No Brasil, a black music se fundiu a alguns estilos genuinamente brasileiro, como o samba. Desse casamento surgiram gêneros como o samba-rock, inaugurado por Jorge Ben.

A partir daí uma série de grandes artistas surgiu: Tim Maia, Cassiano, Geson King Combo, Carlos Dafé e a banda Black Rio foram alguns dos responsáveis pelo surgimento de uma black music com um espírito brasileiro.
-----------------------------------------------------------------
Fonte: Web-Site da Pepsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário