14 de out. de 2012

Roupa Nova nos bailes da vida...

Roupa Nova - Clarear

O início da história do grupo remete às décadas de 1960 e 1970, no Rio de Janeiro, com a origem de duas bandas antes da formação atual que nós conhecemos.

No final da década de 1960, foi criada a banda Los Panchos Villa formada por Ricardo Feghali, Jandira Feghali (irmã de Ricardo), Paulinho e Kiko Cataldo que buscava animar bailinhos nas noites cariocas até meados da década de 1970. Logo depois a banda Os Famks criada em 1968 por membros da família Cataldo, entre eles, Kiko Cataldo (que saiu da banda Los Panchos Villa) e, pouco depois, vieram os integrantes Nando e Cléberson Horsth e várias mudanças ocorreram durante sua formação com o passar do tempo até 1979 quando chegou o baterista Serginho Herval para compor o grupo.

Dessa forma, os integrantes Cléberson, Nando, Ricardo, Paulinho, Kiko e Serginho ficaram mais unidos e continuaram a tocar e animar em vários lugares no Rio de Janeiro. Em 1980, o produtor musical e compositor Mariozinho Rocha convidou o grupo para gravar uma vinheta para uma rádio local e ficou impressionado com o talento dos rapazes e resolveu convidá-los a entrar em estúdio para gravar o primeiro disco do grupo sob sua produção. Muda, então, o nome Os Famks para Roupa Nova (em alusão a uma das músicas de Milton Nascimento) e inicia uma nova trajetória de sucesso, vindo a consolidar-se como um dos grupos mais populares do país.

O primeiro disco foi gravado em 1981 com 10 canções e trouxe o primeiro hit da carreira com "Sapato Velho". Mariozinho ainda produziu os dois discos seguintes gravados em 1982 e 1983 e os novos sucessos foram aparecendo e agradando ao público e a crítica musical como "Canção de Verão", "Anjo" e "Clarear", entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário