24 de mar. de 2013

O manguebeat de Chico Science e Nação Zumbi

Chico Science e Nação Zumbi - Samba Makossa

Na década de 1990, os estilos musicais se influenciam mutuamente seguindo uma visão universal. A fusão do rock com ritmos nordestinos faz nascer o movimento mangue beat, que destaca algumas das grandes atrações e bandas novas no cenário musical brasileiro como Mundo Livre S.A. e Mestre Ambrósio, mas um nome chama atenção para o pioneirismo do movimento: Chico Science.

Nascido em 13 de março de 1966, em Recife, capital de Pernambuco e criado na cidade de Olinda onde estudou durante a infância e adolescência, Francisco passava horas ouvindo música, especialmente James Brown, de quem tinha admiração. 

Na primeira metade da década de 1980, partiu para o universo da música , participando de grupos de dança e integrar a banda Legião Hip Hop, influenciado pelos ritmos americanos, especialmente break, hip-hop e rap. Em 1987, cria seu primeiro grupo Orla Orbe junto com o guitarrista Lúcio Maia e o baixista Alexandre Dengue que dura apenas 1 ano. Meses depois, criam uma nova banda, Loustal. 

Da fusão desta banda com o bloco de samba-reggae Lamento Negro viria a formar uma das mais expoentes bandas do novo cenário musical, originando o movimento manguebeat, surgido em pernambuco e mesclando diversos ritmos,  e que seria divulgado ao país:  Nação Zumbi, em 1991. A essa altura, Francisco adotou o nome Chico Science, e passaria ser conhecido pelo público como Chico Science e Nação Zumbi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário